terça-feira, 15 de setembro de 2009

Belluzzo volta da ECA e reafirma apoio ao elenco alviverde


Luiz Gonzaga Belluzzo apresentou na tarde desta segunda-feira (14), na sede do Clube dos 13, em São Paulo, um resumo do que aconteceu no Assembleia Geral da ECA (Associação dos Clubes Europeus, que reúne as 144 maiores equipes do Velho Continente), em Genebra, Suíça, onde o presidente palmeirense representou a entidade brasileira ao lado do presidente do Flamengo, Delair Dumbrosky.

Os assuntos abordados foram a adoção ao Fair-Play financeiro, ou seja, o equilíbrio da situação financeira dos clubes; o ataque ao sistema “6+5”, que significa a proporção de jogadores nacionais e estrangeiros nos clubes; e a questão do marketing esportivo no futebol mundial.

“Na Europa, vimos que há preocupação com o direito de todos, clubes e torcedores, e há também uma clara consciência de que o futebol é um agente social importante e que deve ser levado a sério. Não temos na América Latina, por exemplo, uma associação de clubes, e isso seria importante para nos fortalecer em vários aspectos. Espero que consigamos avançar nessa direção”, declarou Belluzzo.

Além de participar de debates que alteram o futebol mundial, a comitiva do Clube dos 13 foi recebida no escritório da ONU (Organização das Nações Unidas) para discutir a participação dos clubes brasileiros num esforço de paz e propor outras ações em conjunto.

“Podemos dar uma contribuição enorme, pela visão que eles têm do Brasil, um país pacífico, que ama o futebol”, disse Belluzzo.

Com tudo isso, chegou-se à conclusão de que haverá, daqui pra frente, maior facilidade para a assinatura de intercâmbios, disputa de jogos e de torneios amistosos internacionais, além de convênios entre Clube dos 13 e Fifa, Uefa e ECA.

“Demos um passo para nos integrarmos ao futebol europeu, que é o centro financeiro mais poderoso do futebol mundial. Temos de manter o intercâmbio para saber o que está acontecendo na Europa e tenho certeza que, com as propostas discutidas e as ideias apresentadas na Assembleia, o mercado não será mais o mesmo, inclusive nas grandes diferenças de salários [europeus para os brasileiros], que não devem mais existir”, concluiu.

Palmeiras

O presidente Belluzzo fez questão de reafirmar total apoio ao elenco e à Comissão Técnica alviverde.

Para ele, o equilíbrio do Campeonato Brasileiro faz com que outros times se apresentem bem e cresçam na competição.

“O mais importante é nos mantermos na ponta. O elenco é bom. Quando três jogadores taticamente importantes saem, é natural que haja um problema de entrosamento com os substitutos. Mas, confio plenamente no trabalho do Muricy e dos jogadores e estamos firmes na briga pelo título”, afirmou.

Agência Palmeiras
Jairo Giovenardi
14/09/2009 23h15
www.palmeiras.com.br

Nenhum comentário:

Seguidores